Conscientes de nossa responsabilidade social, buscamos a excelência na gestão dos planos de previdência complementar, assegurando aos participantes, assistidos e patrocinadores, de forma transparente, justa e segura, acesso às informações, alinhadas com as melhores práticas de Governança Corporativa e a legislação vigente.
Valores
Transparência: assegurar acesso e transparência das informações, de forma tempestiva, para os participantes, assistidos e patrocinadores, preservando os direitos de privacidade e confidencialidade das informações.
Qualidade e inovação: compromisso de melhoria contínua em nossos processos, com o objetivo de garantir padrões de excelência no atendimento das solicitações e necessidades dos nossos participantes, assistidos e patrocinadores, bem como na gestão do nosso patrimônio.
Foco no resultado: por configurarmos uma organização sem finalidade lucrativa que administra um grande patrimônio, devemos agir, pensar e competir de forma coerente, comprometida e justa para cumprir nossos compromissos, zelar pelo patrimônio da entidade e manter postura colaborativa.
Diversidade e inclusão: nossas ações devem ser marcadas pelo respeito e valorização do ser humano, em sua privacidade, individualidade e dignidade.
Responsabilidade Socioambiental: compromisso com a sociedade e meio ambiente, para além das obrigações legais e econômicas, a fim de promover o desenvolvimento e bem-estar de todos.
Combate à Corrupção: obediência ao Código de Ética e a Legislação brasileira.
Sobre o ano de 2024
Apresentamos nosso Relatório Anual 2024 com a exposição dos números de perfil e desempenho econômico dos nossos planos. Assim, relatamos as principais medidas de gestão do Banesprev, a estrutura e as políticas de governança adotadas, o relacionamento com nossos diferentes públicos e nossa visão estratégica do segmento. Em 2024, seguimos continuamente em busca pela inovação, integração e transparência no processo de comunicação com nossos participantes.
É importante ressaltar que o Banesprev seguiu enquadrado no Segmento 1 (S1) na segmentação das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC), realizada conforme critérios de porte e complexidade. Essa classificação indica a relevância e importância de nosso trabalho, que devido à essa categorização é fiscalizado permanentemente pelo órgão regulador – PREVIC.
A constante busca por inovação e autonomia norteou as decisões tomadas no Banesprev. Nossos times mostraram um elevado nível de entrega e comprometimento, em uma rotina consolidada de trabalho presencial.
Buscamos fornecer melhores soluções, com mais conforto e praticidade no atendimento oferecido aos nossos participantes e assistidos, concedendo a comodidade de solucionar questões à distância, sem perder a empatia do contato presencial.
Investimos em soluções mais confortáveis e práticas para que participantes e assistidos resolvam questões à distância, mas sem abrir mão da empatia que vem do contato pessoal
Na gestão de investimentos, a Sustentabilidade se destaca. Para tal, contamos tanto com a experiência interna, quanto com a experiência do Patrocinador. Além disso, o Banesprev trabalha com ferramentas próprias de governança, processos e controles, visando tornar-se cada vez mais aderente às melhores práticas do mercado, para garantir resultados ainda mais sólidos aos participantes no médio e longo prazo.
Seguimos assiduamente a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tendo realizado a nomeação de um encarregado pelo Tratamento Dados Pessoais (DPO), conforme estipulado.
Destaques em 2024
Em 2024, tivemos duas grandes mudanças no Banesprev. A primeira delas refere-se ao retorno da entidade ao Centro Histórico da capital paulista, na icônica Rua Boa Vista. A segunda foi a nomeação da doutora Fernanda de Abreu Oliveira ao cargo de Diretora-Presidente do Banesprev.
Outros projetos foram desenvolvidos, destacamos alguns:
Mudança de endereço
Desde o dia 26 de agosto de 2024, o Banesprev tem como endereço a Rua Boa Vista, 293, coração de São Paulo. Instalado em um prédio recentemente reformado, o espaço foi cuidadosamente escolhido para proporcionar mais conforto e acessibilidade aos nossos participantes. A mudança simboliza não apenas o retorno ao Centro, mas o compromisso em oferecer instalações mais modernas, que dialogam com o aprimoramento de nossos serviços.
Além de contar com uma infraestrutura atual e exclusiva para o Banesprev e a Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo (Cabesp), o novo endereço reforça o compromisso com a excelência e eficiência nos atendimentos prestados. Diferente da estrutura anterior, compartilhada com outras empresas, agora dispomos de um espaço dedicado, garantindo maior comodidade para colaboradores e participantes.
Essa mudança reflete nosso empenho contínuo em evoluir, oferecendo a melhor experiência a todos que fazem parte da nossa história.
Nova Diretora-Presidente
Em 21 de outubro de 2024, a Dra. Fernanda de Abreu Oliveira foi selecionada como nova Diretora-Presidente do Banesprev, em substituição ao Dr. Valdemir Moreira de Lima, que renunciou ao cargo em 18 de outubro de 2024.
Até sua nomeação, Fernanda de Abreu vinha atuando como Diretora de Seguridade do Banesprev nos últimos cinco anos, período que buscou atender aos melhores interesses da entidade, compromisso reafirmado com o Banesprev, ao assumir o cargo de Diretora-Presidente.
Para a posição de Diretora de Seguridade, foi conduzida a senhora Narjara Jacqueline Boldorini, matemática e atuária, com relevante experiência no setor e habilitada junto à Previc para o exercício da função.
Renovação da Certificação – ISO 9001
Seguimos atuando impulsionados pelo compromisso com a excelência na qualidade de nossos processos, de forma que estejam alinhados às melhores práticas do mercado. Nesta direção, no segundo semestre de 2024, renovamos a certificação NBR ISO 9001, que reconhece o desempenho do sistema de gestão de qualidade adotado pelo Banesprev.
Por meio das evidências amostrais referentes à documentação e às práticas da organização, os auditores concluíram que a gestão do Sistema da Qualidade tem sido mantida pelo Banesprev em elevado grau de maturidade, nos seus vários níveis, bem como nas diversas funções e atividades.
Sem dúvida, este reconhecimento reforça nossa dedicação e compromisso em aprimorar continuamente nossos controles e processos, visando a mitigação dos riscos associados às atividades do Banesprev.
Segurança e Inovação tecnológica
Ambiente seguro sempre foi um tema extremamente relevante no Banesprev e continuamos investindo neste sentido. Para tanto, contamos com um encarregado de dados (Data Protection Officer), responsável por atuar como canal de comunicação entre o Banesprev, os titulares dos dados pessoais e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Tudo isso para garantir transparência, idoneidade e reponsabilidade da nossa Gestão no que tange à Lei nº 13.709/2018, chamada de Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Como segurança e evolução tecnológica andam juntas no Banesprev, implementamos um novo processo para a Contratação de Empréstimos, dispensando os participantes de efetuar assinatura em papel, reconhecimento de assinatura em cartório e envio de documentação física.
A partir dessa mudança, a contratação passou a ser realizada de modo eletrônico, tornando o processo mais rápido, seguro e totalmente digital.
A mudança para um prédio mais moderno também permitiu a implantação de um sistema digital de senhas que substituiu o antigo modelo em papel. O novo sistema organiza e facilita o trabalho da nossa Central de Relacionamentos. Através dele conseguimos monitorar quais categorias de atendimentos são mais procuradas e por quais motivos, apoiando assim nossas análises e processos.
Por fim, investimos na expansão de tecnologia em nuvem para incluirmos mais sistemas neste ambiente, garantindo modernidade, segurança e escalabilidade.
Comunicação e Relacionamento
O Banesprev reafirma seu compromisso em atender com eficiência e qualidade todos os seus participantes e assistidos, disponibilizando uma ampla gama de canais de atendimento para garantir que suas necessidades sejam atendidas de forma eficaz.
Em 2024, a Entidade atendeu 53.217 pessoas, oferecendo suporte em diferentes áreas como seguridade, linhas de crédito, arrecadação, entre outros. Com seis diferentes canais de atendimento, o Banesprev se empenha em proporcionar um serviço acessível e transparente, garantindo que todos tenham a assistência necessária para fazer escolhas conscientes e seguras sobre seu futuro financeiro.
Relatório de Atendimentos
Total por canal
Total: 53.027
Total por assunto
Total: 53.217
Compromisso com a Sustentabilidade
Em nossa jornada para um futuro mais sustentável, no Banesprev fortalecemos nossas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), incorporando ações concretas ao nosso dia a dia. Entre as principais iniciativas, destacamos a implementação da gestão de resíduos, garantindo o descarte e a destinação correta de materiais, além da eliminação do uso de descartáveis plásticos, reduzindo nosso impacto ambiental.
Também incentivamos a preservação dos recursos naturais por meio de campanhas internas que promovem o uso consciente da água e a redução de impressões em papel.
Com essas ações, reafirmamos nosso compromisso com a responsabilidade socioambiental e seguimos empenhados em construir uma empresa cada vez mais sustentável.