Gestão de Riscos

A gestão dos riscos e de controles internos do Banesprev segue política própria, que estabelece princípios, responsabilidades e diretrizes para o processo de gestão integrada de riscos e controles internos. O objetivo é garantir o correto, completo e tempestivo registro das operações realizadas pela entidade, bem como em relação às ações de prestação de contas a todos os stakeholders.

Todos os riscos associados à gestão do Banesprev que possam impactar o cumprimento dos objetivos da Entidade são monitorados, acompanhados e avaliados, juntamente com seus controles, em uma periodicidade máxima de seis meses. O processo é realizado por meio do Sistema de Gestão Baseada em Riscos, desenvolvido pela JCM Consultores, que utiliza ferramenta e metodologia alinhadas aos padrões internacionais de auditoria do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) e à Lei Sarbanes-Oxley (SOX).

Os riscos são controlados e acompanhados pela Diretoria e Conselhos (áreas de negócio – primeira linha de defesa), pela Área de Riscos e Controles (segunda linha de defesa) e pelo Comitê de Auditoria (terceira linha de defesa).

Em 2024, o Banesprev passou por auditoria interna, tendo sua matriz de riscos e controles internos avaliada pelos auditores. Na ocasião, foram identificadas oportunidades de melhorias que se referiam à inclusão de novos riscos e respectivos controles, cujas atualizações foram realizadas e acompanhadas pelo órgão de governança, por meio do relatório semestral de Controles Internos, emitido pelo Conselho Fiscal.

Em relação aos Investimentos, o Banesprev conta, ainda, com os serviços de uma consultoria financeira que monitora, por meio de ferramentas próprias, o risco e o retorno de todos os fundos que compõem a carteira de investimentos da Entidade. No processo, também são verificadas a aderência dos investimentos dos planos às diretrizes de aplicações estabelecidas pela Política de Investimentos e pela Resolução CMN N° 4.994.

Compliance

O Banesprev busca sempre ir além do cumprimento das obrigações legais, assegurando que todas as suas atividades sejam executadas em conformidade com as leis e normas aplicáveis, visando as melhores práticas do mercado e o respeito aos padrões éticos e de integridade.

Em 2024, constituímos o Comitê de Ética que passou a ser responsável pela plena observância do Código de Ética do Banesprev, tanto pelos seus colaboradores, quanto demais partes interessadas, além de conduzir a investigação de eventuais infrações disciplinares

Composto por representantes de áreas diversas do Banesprev, o comitê tem por objetivo promover, orientar e zelar pela integridade, pela conduta ética e pelo cumprimento dos valores e normas da Entidade, atuando na prevenção, análise e encaminhamento de condutas que possam violar o Código de Ética.

No que se refere à proteção e a privacidade dos dados, o Banesprev tem como compromisso o respeito pela segurança e privacidade de informações, tendo como base a política interna desenvolvida para este fim, alinhada às diretrizes de responsabilidade e transparência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Fortalecemos nossos processos para garantir a segurança e privacidade de informações segundo a LGPD

Contamos ainda, com um Data Protection Officer (DPO) que acompanha e atua nas questões relacionadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como interage como o canal de comunicação entre o Banesprev (controlador dos dados), os titulares dos dados (participantes, assistidos, colaboradores e outras partes interessadas) e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).